By | 10:10
"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental." Vinícius de Moraes foi o autor dessa célebre frase.

Conheço várias frases e teorias relacionadas ao assunto beleza. Vocês também devem conhecer. "Beleza não põe mesa, mas ninguém come no chão" e "A beleza está nos olhos de quem vê". Não sei os autores das duas últimas.

A beleza aproxima. É a primeira coisa que chama atenção numa pessoa. Beleza é importante, essencial, mas não sustenta nenhum tipo de relacionamento. Nenhuma relação está garantida se for contar exclusivamente com o quesito beleza. Beleza causa inveja, provoca ciúme. Beleza une, beleza separa. Beleza encanta, beleza desencanta.

No mundo ideal todos seriam belos, simpáticos, afetuosos, possuidores de um bom coração e bom caráter e, pra fechar com chave de ouro, inteligentes.
Há pessoas belas e ingênuas. Imaturas. Fracas. Tímidas. Frias. Desajustadas. Negligentes. Ordinárias. Maquiavélicas. Pobres de espírito.
Existem pessoas espertas, corajosas, fortes, batalhadoras, bondosas, legais e...que não possuem beleza física.

Estou sendo extremista, eu sei. Tem gente bonita e inteligente. Feia e inteligente. Feia e burra. Tem de tudo. Existem os que têm um tudo. E os que têm um nada.
Há os que se sobressaem por serem legais demais, queridos demais, doces demais, gentis demais, espirituosos demais...os "demais" que se tornam bonitos por apresentarem qualidades em excesso.
Demais pra mim enjoa. Cansa. Quem é "demais" não consegue o "mais". Quem é "de menos" tem a possibilidade de se tornar "mais" um dia.

Existe uma categoria, se é que posso denominar dessa forma, em especial: charme. Creio que o charme seja o fator determinante da beleza.
Pode ser o jeito de falar, a forma de andar, um sorriso hipnotizante, a maneira de passar a mão no cabelo. Os olhos que ficam apertadinhos quando a pessoa sorri, covinhas que aparecem no rosto, olhar iluminado, modo como fala a respeito da vida. Tudo isso é charme. Charme não se adquire. É um dom.
A beleza é comprável. O charme não.

E o intelecto? Cultura, inteligência e conhecimento são importantes ao extremo. Assim como o caráter, valores e índole.
Não basta ser bonito. Se for bonito e vazio não vejo graça. Nenhuma. Não basta ser feio, culto, inteligente, ter bom caráter, valores e índole. Não vejo graça nenhuma.

Tem que haver um equilíbrio pra haver a beleza plena. Exata. Magnífica.
Sem esquecer que a beleza acaba. É fullgás. E fugaz.

P.S. De todas as frases, prefiro "a beleza está nos olhos de quem vê". Gosto é gosto. Além disso, o charme é capaz de fazer o feio se tornar belíssimo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial