Dia da mulher

By | 10:37
Por favor, não me matem. Mas acho uma babaquice essa coisa de dia da mulher. Tem dia dos pais, das mães, da criança, do amigo, da avó. Ta bom. Só que fica uma coisa meio comercial, você se sente naquela obrigação de dar presente no dia dos pais. Eu trato meu pai bem todos os dias, beijo, abraço, brigo, converso, de vez em quando faço café da manhã pra ele, nós corremos juntos aos domingos, tomamos uma cervejinha quando está muito quente, ele faz churrasco pra mim, sabe que adoro queijo e traz sempre o meu preferido. Meu pai é meu pai todos os dias, um grande pai, amigo, companheiro, duro, exigente, crítico. Amo ele. E amo ele 365 dias por ano. Eu trato minha mãe bem todos os dias, beijo, abraço, deito a cabeça no colo, choro, peço conselhos, brigo, xingo, digo pra ela não se meter na minha vida, vamos ao cinema, saímos pra caminhar, ela me faz chá quando estou gripada, me leva bolsa de água quente e ponstan quando tô com cólica, diz que faço tudo errado, diz que faço tudo certo, acha tudo o que eu escrevo lindo, tudo o que eu pinto lindo e me acha a mulher mais linda e a criança mais perfeita do mundo. Amo ela. Todos os dias do ano, mesmo os dias em que ela está chata, enjoada e briguenta. Não sou mais criança, se bem que adoro andar de balanço, comer besteira, ver desenho, gosto de coisas rosas, brilhosas, cheirosas. Tenho alguns comportamentos infantis. E faço manhã, que nem bebê. E gosto de colo, mas ta, não sou criança. E não ganho presente no dia da criança (acho, inclusive, já que fazem dia pra tudo: deveriam inventar o dia do filho, da filha). Meus amigos são meus amigos. Eles sabem o quanto são importantes na minha vida, o quanto os amo, mesmo que eu não saiba me expressar da forma mais correta possível. Eu demonstro. Minha avó é tudo pra mim, me defende até debaixo da água, é doce, meiga, engraçada, inteligente e linda. E eu amo ela sempre. Dou presente para as pessoas que eu gosto quando eu quero. Num domingo, numa terça, numa sexta. Num dia qualquer. Saio na rua, vejo algo e penso "fulano vai gostar", compro no ato. Odeio dar vale cd, acho impessoal, frio. Presente tem que ter a cara do outro. Ou tem que ser o que o outro ta precisando. Não tem dinheiro? Um cartão bonito e uma flor do jardim do vizinho estão valendo. Um bombom ta valendo. Não importa o preço, o valor, mas o significado. E o significado...significa muito!

O que eu quis dizer com isso? Eu faço os dias. Não sou feminista. Não queimei sutiãs. Jamais queimaria minhas lingeries. Adoro scarpin bonito, mas ando de havainas também. Adoro pé no chão, mas uso bota até o joelho. Adoro calcinha de algodão, mas também uso de renda. Acho lindo essa coisa dos "direitos iguais", mas o mundo ainda é machista. É cultural. Quer saber? Eu acho que existem profissões que são exclusivamente masculinas. Mas acho que homem tem que lavar a louça quando nós cozinhamos. Acho que homem tem que ser gentil sem ser afetado. Tem que ser cavalheiro sem ser meloso demais. Odeio matar barata, mas se tiver que matar eu mato. Sei abrir potes de pepino. Sei trocar a lâmpada. Sei abrir garrafa de champagne e de vinho. Mas tenho medo do escuro e gosto de proteção. Sei dar abrigo, colo, conforto, mas também quero aquele peito pra deitar a cabeça. Também quero aqueles braços fortes me dando segurança. Aquela voz grossa que te diz "tô aqui, tô contigo".

Acredito que não existe essa de que um é melhor que o outro. Mais forte. Mais isso e aquilo. Pessoas são pessoas. E pessoas têm limitações, sejam elas homens ou mulheres. Existe dia do homem? Não? Por quê? Não querem direitos iguais? Pois vamos pensar num dia pra eles.

Assim como todos os outros, o dia da mulher é todo o santo dia. Nós somos complicadas, confusas, emotivas, temos tpm, temos que fazer as unhas dos pés e das mãos, depilação, hidratação no cabelo, hidratação facial, corporal, esfoliação, botox. Temos que usar creme nos pés, no corpo, pra celulite, pra gordura localizada, pra futura-celulite, pra futura-gordura-localizada. Temos que fazer escova, chapinha, reiki, ioga, pilates, body pump, bicicleta e o que mais inventarem nesse mundo que traga a promessa de que ficaremos bonitas, com tudo em cima. Tudo isso e ainda andar no salto. Tudo isso e ainda ser amiga, mãe, filha, vizinha, prima. Tudo isso e ser mulher, cúmplice, namorada, amante. Só nesse ponto acho que pra eles é mais fácil: eles só cortam o cabelo, alguns fazem as unhas, aparam uns pêlos, fazem a barba. O que mais? Cosméticos: shampoo, pós-barba, condicionador, perfume, desodorante. Alguns usam protetor solar e cremes no rosto. Outros acham meio gay.

Concluindo: não preciso de dia pra me sentir valorizada. Não preciso de dia pra ganhar rosa e presente e um parabéns acompanhado de um sorriso só pra constar. Preciso de noites. Preciso de orquídeas. Música. Letra. Palavra. Beijo. Abraço. E a sua coragem de mãos dadas com o seu amor.



PS. mulheres: parabéns! homens: obrigada por vocês nos amarem do nosso jeito, sabemos que é difícil. mas saibam: também é difícil entendê-los, rs!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial