By | 07:35


O comportamento humano é algo intrigante. Uma vez eu quis ser psicóloga e entender melhor as pessoas. Sempre gostei de gente, de contato, de conversa, de interação. Sou do povo, gosto do agito, do assunto, de estar rodeada de pessoas. Se não tem ninguém pra conversar, falo sozinha, falo, respondo, dialogo comigo. Quem vê pensa que fugi do manicômio ontem.




Uma vez eu desisti de ser psicóloga. Não é pra mim aquilo tudo. Eu me envolvo nos problemas dos outros. Na verdade, sou uma boa amiga. Uma ótima amiga. Se eu não fosse eu ia querer ser minha amiga. Se eu fosse outra pessoa ia fazer de tudo pra ser minha amiga. Assim como se eu fosse homem eu me namoraria. Sou muito legal. Gente boa mesmo. Gente fina. Gente que tem coração. É incrível como tem gente que não tem coração! Pode isso? Pra mim não pode! É por isso que eu desisti de ser psicóloga: se alguém conta problema, algo triste...eu choro junto. É! Já pensou eu chorando junto? O paciente ia me oferecer lencinho de papel. Não, aquilo lá não me pertence. Meu lugar não é ali.



Meu lugar é aqui. Aqui e escrevendo. Aqui e tentando transmitir qualquer coisa de útil pra você. E sei que transmito. É por isso que continuo aqui. E é por isso que daqui eu vou pra vários lugares. É por isso que você vai me achar em qualquer lugar que for, pode apostar. E esperar.




Quando eu era semi-psicóloga eu pensava que podia salvar o mundo. Achava que podia apoiar as pessoas, auxiliar a achar o caminho menos doloroso. É esse o papel do profissional da "mente": indicar caminhos que doam menos. Porque viver dói. Crescer dói. Amar dói. Amadurecer dói. Então o psicólogo ameniza as dores. Analisa os traumas. Indica como proceder. Quem faz? Você, só você. Mas eu não posso salvar o mundo-apesar de ter complexo de heroína- nem como psicóloga, nem como escritora.




Talvez eu nunca me cure desse mal, de achar que posso tudo. Posso mudar o mundo, as pessoas. Todavia, meus sentimentos são certos. Meus feelings são certos. Eu sou meu par. Engraçado, quando a gente descobre que é o seu próprio par...o mundo começa a fazer sentido.







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial