As mentiras que a gente conta

By | 10:30



Qual a melhor (ou maior) mentira que você já contou na vida? Segunda-feira eu começo a malhar. Segunda-feira, junto com a malhação, eu fecho a boca. Nunca mais me envolverei com homens complicados. Não vou mais fingir que estou dormindo quando a tia meio surda de 79 anos entrar na sala e perguntar quem é a Maya. Ih, desculpa, nem vi que você ligou. Não ouvi o telefone tocar. Não recebi a mensagem. Eu estava dormindo. Nem vi você chegar. Não, amor, tudo bem, pode ir na despedida de solteiro, não me importo. Não posso ir no aniversário da sua avó, vou trabalhar todo o final de semana. Sim, o seu cabelo ficou ótimo. Professor, nem sabe, o pneu furou no meio do caminho e aí estava chovendo e não sei como aconteceu, mas o meu trabalho foi parar embaixo do carro e ficou todo molhado, posso entregar semana que vem? Eu juro, depois de ontem nunca mais vou beber! Já tô chegando! Mãe, se for pra mim eu não tô. Alô, alô, não tô ouvindo, a ligação tá ruim e...ploft. Ih, caiu.
.
Todo mundo já mentiu pelo menos uma vez na vida. Os motivos podem ser óbvios, fúteis, incompreensíveis. A mentira pode ser uma doença, tem gente que faz uso constante desse artifício. Com a mentira a gente pode embelezar qualquer coisa. Não entenda mal, mas eu minto pra deixar a coisa mais bonita. Explico: uma vez um casal havia brigado. Ela estava muito triste, louca de saudade e querendo muito que ele fosse, ao menos uma vez, romântico. Ele era atrapalhado e não sabia se expressar. Ele disse que amava ela, mas que não ia tentar mais nada, estava cansado demais para investir na relação e estava desistindo. Eu fiz a ponte e menti. Menti na cara dura. Fulana, ele te ama, me disse que está doido de saudade e não sabe dizer. Ela, a partir do que eu disse, mudou. Achou que ele havia sido romântico e carinhoso no que disse e procurou o ex-atual amor, a fim de reatar e resgatar velhas emoções. Eles estão bem, obrigada. E eu com a consciência cupida limpinha. A mentira é um mal necessário. Imagina se falássemos sempre a verdade, nada mais que a verdade? A mentira é esconderijo, cavalherismo. Existe um pouco de delicadeza na mentira. Essa roupa não ficou bem em você, mas se usar essa aqui vai ficar linda. Mentira, é uma grande mentira quando você diz isso para uma mulher de 120 quilos que, convenhamos, nada fica bem. O homem, quando abre a porta e diz "primeiro as damas" nem sempre fala a verdade. É lógico que ele gostaria de passar primeiro e sentar no melhor lugar. Por que não o fez? Para ser delicado. No fundo, se você analisar friamente, ele mentiu somente para ser delicado. A mentira tem poder.
.
É essencial falar a verdade. Mais do que isso: é preciso viver com verdade. Mas acredito que a mentira é presença constante, todo mundo - pelo menos uma vez por dia - mente. Vamos almoçar? Ah, hoje tenho médico. Hoje vou almoçar com uma amiga. Hoje vou almoçar com meu namorado. Hoje vou sei lá. Na verdade: hoje quero almoçar sozinha. Como dizer para uma pessoa que prefere a solidão do que a companhia dela? É indelicado, nada gentil. Quando a avó de uma amiga manda você "come a rosquinha porque tá boa, minha filha, come que a vó acabou de fazer especialmente pra você". Pare e pense: você odeia rosquinha, mas come, afinal a velhinha foi tão querida que o seu coração chega a doer ao pensar em rejeitar o agrado. No fundo é mentira. Tudo mentira. Rosquinha? Eca.
.
Já ouvi gente que se acha muito do bem dizer que não mente. Inclusive já vi gente que se diz muito do bem acusar outras pessoas de mentirosas compulsivas. Acho injusto. Não se julga uma mentira, cada um tem o seu motivo. Sou a favor da verdade, sempre. Mas também assumo que nada tenho contra mentiras que não causem danos/mal/sofrimentos. Inclusive é melhor, às vezes, guardar reais pensamentos, falar outras coisas e deixar para dizer a verdade em outra situação, ao invés de magoar mais ainda uma pessoa que já está magoada. Um exemplo: sua amiga está arrasada, foi traída. Ela chora, rasga fotos, joga as roupas do traidor no corredor do prédio. Você vê a cena, consola a moça e ela pergunta: Você acha que essa é a primeira traição dele? Você, sabendo do histórico do moço, diz: Claro (e força um sorriso mentiroso). Por que aumentar o sofrimento? Ela se recupera, dá a volta por cima e num belo dia você diz "olha só, aquele dia...preciso te dizer...acho que ele já fez antes sim...mas que bom que você caiu em si e viu quem ele era".
.
É preciso respeitar o sentimento alheio, o momento do outro. A gente tem que se colocar no lugar da outra pessoa. Eu peco muito por abrir a minha boca e sair despejando verdades. Me arrependo muitas vezes de não ter segurado a língua dentro da boca. De mentir eu me arrependo muito pouco. Minto por proteção, por delicadeza. E digo: eu minto quando acho necessário e não vejo mal algum nisso. Convivo com as mentiras sem culpa. Mas não faço disso um jogo, uma constante, um esporte, um vício. E jamais iludo ou tiro vantagens com mentiras. Prefiro verdades sinceras e mentiras que amenizem a dor. Por sinal, uma menina muito chata acabou de me ligar. Lógico que eu não atendi. Sei que vou encontrar a tipa mais tarde. Adivinha o que vou dizer? Desculpa, estava tão concentrada que nem vi a tua ligação.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial