UPBE - Unidos Pela Boa Educação

By | 14:49





Todo mundo sabe - ou pelo menos deveria saber - que a boa educação não existe por acaso. Inventaram por algum motivo (quem sabe para facilitar a vida da gente?). Jamais devemos esquecer a querida em casa. Ou no fundo do armário. Mas além dessa boa educação real quase simpática, existe a boa educação virtual.


Não tem nada mais deselegante que corrente virtual. É chato, principalmente se no final diz que você vai ficar sem transar até o fim da vida se não repassar aquela naba. Outra coisa: se você escreveu um texto novo, que bom, acho ótimo. Mas é chato demais todo santo dia receber passa-lá-no-meu-blog-tem-texto-novo. Sabe aquele e-mail sobre os filhotinhos de Golden? Não mande. Se receber um desses, delete, é mentira. Ninguém vai matar filhote nenhum, esse e-mail circula pela internet desde 2003, os filhotes nem são mais filhotes e o número de telefone lá de Floripa é falso. Obrigada.


Sobre PPT: por favor, eu dispenso. Não me mande PPT, por mais lindo e maravilhoso que seja. Não gosto, enche a caixa de e-mails, é chato, não manda, obrigada de coração. Eu não sou beata, não me mande oração. Não vou rezar na frente do computador, agradecida. Se você me mandou uma mensagem no Twitter e eu não respondi, não me mande outra perguntando por qual motivo não respondi. Dia desses, um menino me mandou um negócio no Twitter. E, juro, três minutos, eu disse t-r-ê-s minutos depois ele disse: por que você não me responde? Quase falei: porque tu é chato, te toca. Eu respondi. E não disse que ele era chato, pois sou educada. Se eu não respondi foi porque não vi ou porque ainda não tive tempo.


Se eu estou no MSN e meu status diz "ocupado" é porque estou ocupada mesmo. Agora você vai dizer "ocupada no MSN"? Sim, isso mesmo. Uso o MSN aqui na agência, falo com os colegas por ali, resolvo pepinos por ali. Por favor, não me chame no MSN para baboseiras. É irritante. Com o Gtalk é a mesma coisa. Dia desses uma menina me chamou para perguntar uma trouxice impublicável. Sério. Respirei fundo pra não mandar ela longe. Respeito é tudo, tudo mesmo.

A internet aproxima as pessoas, mas não dá limite pra ninguém. Por isso, as pessoas acham que podem agir como bem entenderem. Isso é errado. Outra coisa: não tem nada mais descarado do que copiar o que alguém disse e dizer que foi você. É por isso que existem aspas. Se não foi você que disse, coloque aspas. E se você sabe o nome da pessoa que disse, coloque aspas e o nome do bendito.


Se alguém escreveu uma coisa parecida com a sua, teve uma ideia semelhante a sua ou escreveu um texto com o mesmo tema do seu, isso se chama coincidência. Nós somos o reflexo das nossas referências. Bebemos de diversas - e por vezes parecidas - fontes. Não se ache tão bom para ser copiado. Não pense que todos querem ser você. Uma vez, deu um grande bafafá. Escrevi sobre a mesma coisa que uma menina e ela achou que eu tinha copiado ela. Me poupe, não copio ninguém.


Nos e-mails, não escreva em caixa alta, parece que você está aos berros. Coloque espaço entre as palavras, senão fica ruim de ler. Cuide a pontuação. Responda e-mails, isso é muito educado. Se o seu e-mail for para vários destinatários, mande em cópia oculta, assim ninguém vê o nome do outro e se alguém responder não vai para todos. Nada mais chato do que receber um e-mail com uma tripa de nomes e ficar lendo gracinhas de 5 em 5 minutos de quem você nunca viu mais gordo.


Se eu estou no Skype, você liga e não atendo, é porque estou falando com alguém. Por favor, não fique ligando sem parar como se o mundo estivesse terminando e você quisesse me avisar (isso vale para telefone também). E, por gentileza, por toda a gentileza do universo, não me mande e-mail que fala sobre a gripe suína ou com fotos de acidentes. Isso embrulha o estômago e é de gosto extremamente duvidoso.

É muito difícil uma pessoa que não tem educação no dia a dia ter educação na internet. Mas não custa tentar.















Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial