O santo

By | 12:19


Eu já duvidei da minha fé. Em muitos momentos me perguntei mas-será-que-Deus-existe-mesmo? Será que Deus está de braços cruzados para o que acontece no mundo? Será que Ele vê essas injustiças, essas guerras, esse desamor todo e não faz nada? Será que Ele permite que gente boa sofra? Será que Ele deixa criança levar bala perdida, morrer de fome ou de frio? Que Deus é esse que assiste o desmoronamento da moral de cada um e não dá um passo para solucionar o problema?

Acho essas crises de fé essenciais na vida de todo ser humano. Com elas a gente pensa e decide o que vale ou não a pena na vida. Inclusive esses momentos servem de inspiração para novas descobertas. Porque a gente vive se (re)descobrindo no meio de tempestades e tsunamis.

Não gosto de colocar tudo na mão de Deus. É muita carga, muito peso. Certas coisas dependem única e exclusivamente de mim, de você, de cada um. Deus não tem nada a ver com suas escolhas, afinal, todos temos diversos caminhos diariamente para seguir. Eu que decido para onde vou, ninguém me guia, não. Deus nos dá é oportunidade de escolher. E fica ao nosso lado apoiando cada decisão. Mas o livre-arbítrio é só nosso. Por isso, não diga "seja o que Deus quiser". Seja o que você quiser, isso sim. Você é dono da sua vida, das suas ações, dos seus sentimentos, dos seus passos.

Tem gente que apela para tudo que é santo. Quando tem algo difícil pela frente, vai para o santo das causas impossíveis. Quando precisa disso, vai para o santo daquilo. E quando a coisa está preta no amor, apelam para o Santo Antônio. Tiram o filhinho do santo, o colocam de cabeça para baixo, no congelador, no mel, embaixo da cama, dentro de uma gaveta, bem escondido. Tudo isso é lenda, crendice, achismo. Nada disso funciona, sou prova viva.

Durante muito tempo cometi as maiores atrocidades com o pobre do santo. Já ficou sem filho, congelado, cheio de açúcar, ensopado. Mas nunca surgiu um amor novo em folha batendo na minha porta, caindo no meu colo, querendo meu coração. Há quem diga que funciona, que dá certo, que é preciso acreditar. Mais do que eu acreditei, meu amigo, impossível. Não funciona. Deixa o santo quieto. Se quiser, faz uma oração, pede proteção, iluminação, ajuda.

É o que sempre digo: a gente precisa acreditar em algo. Então, se você acredita, ore, peça. Só não esqueça que a maior força não está em Deus ou em algum santo: está dentro de você. O mundo espiritual pode querer te ajudar, mas se você não quiser ajuda nada feito. Seus amigos, sua família, seu terapeuta, seu cachorro, seu vizinho, o mundo inteiro pode querer te estender a mão, mas se você não segurar forte a mão do outro de nada adianta toda a ajuda do universo. Antes de acreditar em uma religião ou em um santo acredite primeiro em você, na sua força. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial