Como se comportar numa entrevista de emprego

By | 20:45

Muita gente acha que, na hora de procurar emprego, basta ter um excelente currículo e uma aparência razoável. Mas nem sempre isso é suficiente. É preciso ter empatia, sorrir na hora exata, calar no momento adequado e saber ouvir atentamente. Mais do que isso: são necessárias também duas doses de sinceridade. Sem pedrinhas de gelo.
Não precisa fazer essa cara de espanto, afinal, sinceridade é algo bonito de se ver e sentir. Eu explico: se o seu futuro empregador perguntar se você sabe fazer determinada coisa não adianta dar uma de "bonzão" e dizer que sim. Se você não sabe, não sabe. Simples assim. E não é vergonha nenhuma assumir que não possui tal habilidade ou que está disposto a aprender, crescer, evoluir, aumentar seus conhecimentos. Mesmo porque querer crescer é essencial. É muito difícil lidar com o ego de alguém que pensa que tudo sabe e que nada mais necessita aprender. Bom mesmo é aquela pessoa que se desafia a aprender algo novo todo santo dia.
Esqueça aquela velha história de chegar em uma entrevista bem penteado, com unhas impecáveis, perfumado e contando quantas especializações no exterior já fez. Nada disso impressiona se você não tem caráter, segurança e transparência. É claro que você precisa cuidar da casca, da embalagem, do que está por fora. É bom cuidar do visual, do hálito, da forma de se expressar. Mas muito mais importante que isso é ser uma boa pessoa. Um bom profissional é como uma casa: vai sendo construído dia a dia, tijolo por tijolo, peça por peça. Já uma boa pessoa é bem mais complicado modificar do dia para a noite. Leva tempo, décadas e muitas vezes a meta não é atingida.
Na hora do aperto muitas pessoas prometem coisas que jamais poderão ser cumpridas. E não tem nada pior do que propaganda enganosa, do que dizer que vai fazer e deixar a desejar, do que faltar com a palavra, do que se vender de uma forma inadequada só para tentar se dar bem. Não sei você, mas eu valorizo e muito as pessoas que se comportam como pessoas. E o que é, afinal de contas, ser humano? É se mostrar por inteiro, com seu lado bom e ruim, seus acertos e falhas, seus pontos finais e suas reticências. Sem máscaras, sem vestir o velho ditado "vassoura nova varre bem". Nós sabemos que no começo todo mundo quer causar uma boa impressão, não é à toa que existe o "amor à primeira vista". Mas não adianta causar uma falsa impressão, conquistar um falso amor. É ou não é?
Acredito que mais vale um honesto que seja esforçado do que um ninja preguiçoso (mesmo porque a preguiça não leva ninguém a lugar nenhum, não é verdade?). Mais vale uma pessoa com sede de aprendizado do que um embrigado de excesso de confiança. É melhor uma pessoa humilde que uma orgulhosa. Por isso, na hora da entrevista seja franco, olhe no olho, sorria se tiver vontade, seja de nervoso ou de felicidade. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial