As belezas de Penedo

By | 12:12



Penedo é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro que possui uma beleza natural e um verdadeiro roteiro cultural disponível a sua volta. Além do comércio local diversificado, a variada rede hoteleira e restaurantes de alta qualidade, muitas lojas de artesanato estão presentes na cidade, que valoriza os trabalhos dos artistas locais. O Guia Roteiro de Turismo mostra um pouco mais sobre o artesanato em Penedo.

Escultores, pintores, tapeceiras, artesãos e outros artistas vivem em Penedo e expõe suas peças nos ateliês, pois sabem o alcance que seus trabalhos tem para os turistas que chegam à região, com as diversas lojas que ficam espalhadas por ali.

Com a herança da cultura finlandesa na cidade, o artesanato em Penedo começou com os tapetes e tapeçarias, e mais tarde aumentou com os trabalhos em bucha vegetal, pintura em tecidos, velas, trabalhos em pedra e cerâmica, trabalhos em madeira e outras formas de arte, todas relacionadas com histórias dos antigos finlandeses.

Os tapetes coloridos tecidos pelas pioneiras finlandesas de Penedo sempre foram um grande sucesso nas lojas, como também a pintura de tecidos, que foi iniciada na década de 70 com a artista Birgo, e logo depois diversas senhoras seguiram os trabalhos. Uma das técnicas de pintura em tecido surgida em Penedo é o Batik de folhas, que utiliza folhas verdadeiras dos jardins da cidade para criar a arte.

Outros objetos que são bastante apreciados na região são as velas, que quando acesas transmitem uma sensação de calor e conforto durante as longas e escuras noites de inverno. No natal, por exemplo, pinheiros naturais decorados com velas ficam no lugar das luzes coloridas nas árvores finlandesas. Estas começaram a ser fabricadas em Penedo na década de 60 e são facilmente encontradas nas lojas de artesanato do local.

Um dos artistas mais conhecidos de Penedo é Martti Vartia, que acredita que simples peças de madeira podem ser transformadas nas mais diversas expressões faciais ou objetos abstratos. Morador e dono de um restaurante em Penedo, Vartia vende suas peças tanto em seu estabelecimento quanto em exposições que vem participando no país. O endereço é Estrada Três Cachoeiras, 3955.

Para chegar até penedo viajando de São Paulo ou Rio de Janeiro basta seguir pela Rodovia Dutra até a altura da cidade de Resende e então tomar a pequena estrada que vai até o portal de Penedo. Para obter mais informações sobre restaurantes, lojas e pousadas em Penedo basta acessar o link do Roteiro de Turismo: http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/penedo/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial