No escurinho...

By | 15:50
"Não é o medo do escuro, mas do que está no escuro."

Escuridão total. Noite. Lá fora o céu está estrelado, mas dentro do quarto é preto, só preto. Nenhuma luzinha, nenhum barulho, nada. Está escuro e há silêncio no ambiente. Alegria para uns, desespero para outros. Medo. Pavor. Pânico. Alguém liga a televisão, por favor? Sim, barulho e luz, agora eu durmo com os anjinhos. Porque alguns não dormem quando há "blecaute"? Deve ser porque dá blecaute na vida, cérebro, pensamento, alma, espírito, coração.

A ausência de sons e a falta de luz fazem com que a gente pense no que não queremos pensar. Sim, brincamos de esconde-esconde e cabra-cega com os nossos sentimentos e com o que toca lá no fundinho de nós mesmos.

Sol? Que bom, mil coisas pra fazer ou até mesmo ficar sentado apreciando uma bela paisagem. Fim de tarde? Olha o sol se pondo, que visão magnífica. Noite? Céu cheinho de estrelas, vamos contemplar a lua. Chuva? Os pinguinhos que caem do céu também são belos.

Vamos dormir. Fecha a janela. Desliga a TV e o som. Apaga a luz e agora fecha os olhinhos. Pára tudo. Dormir? Não dá. Não sei, algo incomoda. Vira pra cá, vira pra lá. Levanta, acende a luz. Toma uma água e volta pra cama. Inquietação. Falta de sono. Um carneirinho, dois, três...não, cansei! Vamos pensar na vida. Quero mudar aqui e ali. Aquilo lá tenho que fazer diferente. Tenho que sentar pra conversar com a Fulaninha. Vou agir diferente com o Beltrano. Não posso ser tão cabeça-dura. Nem radical. Eu devia ter tido mais calma aquele dia. Já sei, vou escrever uma carta para aquele primo que está magoado comigo. "Trim, trim". Despertador. Seis da manhã.

Acorda, os pássaros cantam lá fora! Abre a janela, olha que dia lindo! Bom dia, dia! Adeus, sono! A noite passou e você não dormiu. Maldito escuro! Se a TV tivesse ficado ligada eu certamente teria dormido. Engano. Dormir com a TV ligada é puro costume.

A falta de sono pode ser devida ao excesso de pensamentos e a chacoalhada que o inconsciente teima em dar. Essa é a explicação para a sensação de inquietação. Quando algo lá dentro está em desordem, bagunçado e desorganizado não adianta tomar banho quente, leite morno e lexotan. Nem mesmo deixar a TV ligada (estudiosos dizem que televisão prejudica o cérebro durante o sono, já que não o deixa descansar).

E o medo do escuro? É uma ilusão. Acende a luz, não há nada lá. Bicho-papão só existiu quando tínhamos quatro anos. Mas, por via das dúvidas, minha TV fica ligada. E mesmo assim tenho insônia de vez em quando...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial