Ser grata

By | 11:50

Andei pensando sobre Amizade e coloquei em maiúsculo porque acho que Amizades são maiúsculas. Uma das coisas que mais valorizo é a gratidão. Se alguém fez algo por você não precisa estender um tapete oscarizado vermelho, não precisa dizer "obrigada" a cada vez que seus olhos encontram os do seu salvador-numa-determinada-fase-da-vida. Amigos, em diversas situações, são Os Salvadores. Os meus são. E eu sou grata.


Não acredito em quem tem muitos amigos, sempre disse isso. Amigos que são fruto de Amizade não são muitos não, ainda mais hoje em dia. Tenho poucos, valiosos, preciosos. Tenho centenas de conhecidos, gente que eu gosto, gente bacana, gente do bem, mas que não são Amigos. Tenho colegas, ex-colegas. Tenho gente-que-faz-festa-junto. Tenho muita gente ao redor. Amigo que vem de Amizade eu tenho poucos, valiosos, preciosos. E estou completamente satisfeita com eles, como eu disse: são os meus Salvadores. Me livram de enrascadas, dividem comigo os momentos alegres, a gente comemora, ri e chora, seguram a minha onda quando as minhas próprias mãos resolvem optar pela covardia e sair do cenário principal, que é a minha vida. Eles nunca saem do cenário principal, do meu palco, show, espetáculo. E convivem bem com as minhas encenações.


Os meus amigos sabem o quanto sou grata por eles existirem, serem, permanecerem e conviverem com os meus muitos jeitos. Ninguém é exemplo de perfeição, se fosse assim todos nós teríamos uma estátua nas principais praças das pequenas e grandes cidades e todos seríamos canonizados, santos, puros. A impureza faz parte dos traços de cada um, bem como a pureza. É essa mistura contraditória que torna cada um particularmente interessante, insano, fabuloso, bem-vindo. A gratidão se mostra a partir de gestos, não de palavras. Um abraço traduz um "valeu, amigo". Eu sou fã de abraços, abraços surgem quando me falta o que dizer ou quando o que eu digo se torna minúsculo. Como os meus Amigos são maiúsculos eu os abraço e os levo comigo, sempre. Os meus amigos estão do lado de dentro, de lá não sairão. Sou brava, tomo as dores, não mexam com os meus amigos. Defendo quem eu amo, unhas, dentes, vale tudo. Como sou educada (para a sorte de grande parte da população mundial) não faço escândalo, não puxo cabelo, não dou tapa na cara: mentir para os outros é fácil, mentir para si mesmo é difícil. Uso o polimento, a educação. E falo as verdades. Vocês sabem: ela, a Verdade, dói. Imagina um bando de Verdadezinhas juntas? Hospital na certa. Ou hospício, porque só um louco cutuca os meus amigos.


Acho feio quem esquece daquele que foi amigo, que deu demonstrações de nunca-vou-te-deixar-sozinho-nem-na-fossa-e-nem-no-brinde. Injusto, ingrato, nada bonito. Perdi alguns pelo caminho, alguns que achei que fossem amigos e mesmo pelos perdidos tenho gratidão. Todo mundo já teve um momento fulaninha-é-muito-minha-amiga e depois rolou o fulaninha-era-eu-achava-eu-pensava-que-era-muito-minha-amiga. Acontece, tenha você quinze, vinte e cinco ou quarenta anos. A gente quebra a cara, se estrepa, derrapa e descobre que não era bem assim, nem tudo era tão azul e tão afetuoso. Mas, mesmo nesses momentos, quando você precisava, a fulaninha foi legal com você. Hoje não se falam, mal sabem uma da outra, mas você lembra daquela vez que estava aflita ou muito feliz e dividiu os sentimentos com aquela que um dia foi e hoje não é, nada mais é, nada mais significa. O gosto? Gratidão, obrigada dona Fulaninha de Tal. Pronto. Seja legal, não esqueça o que fizeram por você.


Ninguém vive sozinho. Hoje você pode achar que a sua vida está numa boa, que você tem um emprego legal, gente pra rir ao seu lado, casamento marcado e tudo felizinho. Amanhã a coisa muda, o mundo gira e é redondo e nos prega muitas peças. Você não sabe se vai precisar de uma mão estendida. Se bem que ser solidário na merda é facinho, qualquer tristeza alheia desencadeia uma pena, uma vontade de dar colo, por mais coração-de-gelo que você seja. Mas ser legal quando o outro está lindo, loiro e feliz, bom, aí é difícil. Mas quer saber? Amigos conseguem. Eles não têm inveja. Inveja é sentimento ruim, baixo, cinza. Amigos não sentem isso. Os de Verdade. Os Salvadores.


No mais, agradeça por todos que você possui. Acredite: Amizades podem ser eternas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial