Ciúme de você

By | 09:41

Fiquei pensando até que ponto o ciúme é saudável. Se ele não sente ciúme você pensa que se tornou desinteressante. Se ele sente ciúme excessivo acaba se tornando um chato que não te deixa nem dizer um oi para os amigos gays. Qual a linha que separa o ciúme bom do que traz algum tipo de sofrimento?




Ciúme


[Do lat. *zelumen]


Substantivo masculino.


1. Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade fazem nascer em alguém; zelos.


2. Emulação, competição, rivalidade.


3. Despeito invejoso; inveja.


4. Receio de perder alguma coisa; cuidado, zelo: Guardou o retrato com ciúme.
Fonte: Dicionário Aurélio.



A palavra vem do latim e significa zelo, cuidado, ardor, inveja. O ciúme é posse? É medo? Falta de auto-estima? Insegurança? Despeito? Carinho? Demonstração de amor? Cada um tem a sua definição e uma maneira peculiar de lidar e administrar o ciúme.



Ninguém gosta de viver na dúvida, mas muitas vezes ela acaba sendo a salvação. Você desconfia que ele esteja tendo um caso e suas amigas acham que a saída é tirar a limpo, contratar um detetive, colocar um gravador no carro, pagar para o porteiro ficar de olho nos horários que ele chega e sai do escritório. Por outro lado você fica com a pulga atrás da orelha: e se ele estiver mesmo me traindo? Em primeiro lugar nós devemos ter consciência do que efetivamente queremos para nossas vidas. Você quer um relacionamento estável, que lhe traga paz e tranqüilidade afetiva. Viver na corda bamba, além de cansativo é deveras desgastante. O melhor é chamar o rapaz em um canto, conversar, expor os medos e angústias. Se você tiver uma relação madura e sadia certamente ele vai ser honesto. Quando o homem ama e quer que a mulher se sinta segura ele age dessa maneira, sem jogos ou meias palavras. O amor não precisa de adivinhações, ele já é a própria resposta.



Uma coisa é você duvidar, outra é inventar. Mulheres inventam motivos, criam historinhas mentais super bem elaboradas e, sim, acreditam nelas. Ficam adubando essas historinhas, que crescem, se desenvolvem e tomam proporções gigantes, maiores do que o senso lógico e racional. Repare nas situações: um homem sente ciúmes. Ele fecha a cara, diz que o cidadão é um filho da * e fica muitos minutos bravo com você. Ele fecha a cara, resolve dar um soco no cidadão e fica horas bravo com você. Ele fecha a cara, fica mudo, você pergunta o que houve e ele diz que nada houve e fica dias bravo com você. Em qualquer situação, acredite: ele fechará a cara e ficará bravo com você. Depois ele encerra o assunto, passou. Fim, pedra em cima. Uma mulher sente ciúmes. Ela fala, fala, fala, faz cena e fica brava com o sujeito. Ela fala, fala, fala, diz que ele estava olhando para o lado e fica furiosa com o sujeito. Ela fala, fala, fala, pergunta se ele achou a outra gostosa e fica irada com o sujeito. Ela fala, fala, fala, questiona se a ex tem ligado e fica nervosíssima com o sujeito. Em qualquer situação, acredite: ela falará, falará, falará e ficará uma arara com o sujeito. Depois que o assunto foi encerrado, não passou. Não somos fortes o suficiente para carregar pedras, gostamos de puxar aquele fiozinho que não ficou bem costurado.



Mulheres nunca encerram um assunto. Ainda mais quando a pauta é o ciúme. Se for até engraçado e divertido, ótimo. Mas quando briguinhas e pequenas crises se tornam maiores do que o relacionamento, fazem com que você perca o sono e fique cheia de olheiras e dores emocionais, aí é hora de parar e ver o que está acontecendo com o outro e com você.






* texto escrito em 30 de maio de 2008.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial