Jeito de ver

By | 11:13

Apavorada, me dei conta que o mundo é feito de reclamações. Minhas, suas, nossas. Percebeu como é fácil reclamar do que sai do quadradinho? A vida é muito mais do que uma figura geométrica, por isso os traços ultrapassam o papel. E de vez em quando não tem forma definida: pode ser quadrado, círculo, triângulo, rabisco. Acho que a vida é mesmo abstrata. Igualzinha aos nossos sentimentos.
.
Eu risco a mesa. Acaba a ponta do lápis, a espátula entorta, o pincel fica gasto. Sobra a tinta, restam os dedos. Nem sempre a gente quer sujar as mãos, mas é preciso. Uma vez ouvi que tudo que é bom despenteia. Tudo que é bom faz sujeira. Lembra quando você era criança? A melhor coisa do mundo era comer sorvete e ficar com a boca toda melecada. Sentar no chão, na grama, deixar a roupa cheia de terra. Andar de pé no chão, até ficar preto. Correr, suar, pular, bagunçar. E depois, claro, tomar um banho gostoso e passar um perfuminho bom. Eu adorava bagunçar, só não gostava de ficar muito tempo suja, pedia para a minha mãe trocar a minha blusa logo. Não gostava de enxergar a sujeira. O problema era esse: enxergar a sujeira.
.
Muita gente enxerga só a sujeira. Você acordou com dor de cabeça, foi para o trabalho, apresentou um projeto (e a dor ali, firme), almoçou com os amigos, fez hidratação no cabelo, recebeu a ligação daquele cara que é um absurdo de tão lindo. E você fica concentrada na dor de cabeça. Só fala nela, só pensa nela. Você levantou de bom humor, tomou um café gostoso, recebeu um abraço do seu pai, foi pra academia, bateu papo com as amigas, descobriu que falaram mal de você, foi para o trabalho, recebeu um elogio, passou a tarde inteira lembrando que falaram mal de você, voltou pra casa, ligou pra sua mãe contando que falaram mal de você, tomou banho, deitou pensando que falaram mal de você. Para tudo. Não importa se é uma dor ou fofoca. Algumas coisas doem mesmo, e vão doer sempre. Mas fico admirada com a forma como você e eu encaramos a vida. Uma coisa ruim não pode estragar um dia inteiro.
.
Só as coisas boas deveriam modificar o nosso dia. As ruins deveriam cair e quebrar o salto. Quando uma coisa ruim acontecer, pense na quantidade de pequenas coisas boas que aconteceram. É difícil, eu sei. Mas acho que é na base da repetição, na marra, no melhor estilo mantra que a gente aprende. Tudo-ficará-bem-tudo-ficará-bem. Repita quando acontecer algo ruim. Repita muitas vezes.
.
Ontem várias coisas ruins aconteceram na minha vida. Eu estava triste, chorosa, pra baixo mesmo. Sabe aqueles dias em que tudo sai errado e torto? Só enxergava a sujeira. E o pior: por mais que eu limpasse, nada feito, continuava suja. Aquela coisa não me deixava. Então cheguei em casa, deitei, chorei um pouco, alivia. Chorei na medida certa, que é aquela que você só desabafa e nem chega a ficar com cara de Maria do Bairro. Fechei os olhos e tentei dormir. Foi quando o meu amor apareceu e me abraçou. Tudo se ajeita num abraço, ali a gente ganha o mundo. E se dá conta da quantidade de coisas boas que existem. É só abrir os braços.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial