Com tudo em dia

By | 20:16

Vamos para com esse negócio: o tempo serve para somar e não para diminuir. A gente ouve muitos boatos por aí, um deles é que o casamento é o melhor método anticoncepcional que existe; outro é que aos poucos tudo vai sendo esquecido e desaprendido. Fico levemente entristecida, não por mim, mas pelos que pensam dessa maneira. Minha forma de pensar foi e vai ser sempre a mesma, porque eu acredito. E acredito mais ainda em quem faz questão de acreditar, mesmo que existam rumores de que é assim.


Eu sei que pouco a pouco tudo se modifica. Sabe o começo? Ah, o começo é lindo! Flores, bilhetinhos e todo aquele fogo que a paixonite proporciona. Depois, a calmaria. O amor chega e se instala, logo pega o controle remoto e fica zapeando. Nos primeiros meses, juras de amor. Nos outros, o surgimento do pavor. Conheço muita mulher que não aguenta ouvir a voz do próprio marido todo o santo dia. Por que isso acontece? Por que as pessoas não têm paciência? Por que não insistem? Para mim, relacionamento também é insistência. Eu insisto muito comigo mesma. E esclareço: quando você está vivendo um relacionamento estável, não pode perder a paciência por bobagem. Certas coisas você precisa deixar passar, não dá para acumular picuinhas, elas viram sofrimento e mágoa e acabam resultando em distanciamento. Por isso, insisto comigo. Calma, eu digo para mim. Respira, eu fico repetindo. E passa. Mas preciso insistir, muitas vezes, para me convencer. Por que tem gente que não consegue? Para mim, e tenho isso claro, é preguiça. Só pode.


As pessoas não querem mais se conquistar. Por falta de saco, vergonha ou desleixo. Qualquer relacionamento precisa de manutenção. É necessário passar um antivírus de quinze em quinze dias, uma vez por semana ou uma vez por mês. Não importa a sua frequência, mas uma relação precisa fazer exames periódicos. Todo mundo cuida da saúde. Mulheres fazem as unhas, homens a barba. Você chama o jardineiro para aparar a grama e cuidar das margaridas. Por que é tão difícil ter um relacionamento saudável? Chamo de saudável relações em que ambos se cuidam, prestam atenção um no outro. Falta de atenção mata qualquer sentimento. Se você ama, esteja atento. Você olha para os dois lados antes de atravessar uma rua, não olha? Muitas vezes, olha e olha de novo, vá que venha algum louco a mil por hora?!? Então, olhe para o seu relacionamento, olhe para a pessoa que está ao seu lado. Mas, por favor, olhe com os olhos abertos. De preferência, os olhos do coração.


No comecinho, todo mundo se paquera. Você quer descobrir os segredos e desejos do outro, e ele os seus. Você cuida cada gesto, para desvendar a pessoa. Por isso, é tão bonito dizer a-fulana-quando-está-nervosa-mexe-na-corrente-do-pescoço. O fulano olha-pra-baixo-de-um-jeito-tão-inocente. Agora eu pergunto: hoje, agora, em um segundo, você lembra coisas que gosta na pessoa que se relaciona? No que ela te encanta? Quais são as maiores qualidades? Você identifica quando ela está alegre ou triste ou perturbada? Porque as pessoas mentem, se escondem atrás de um tudo-bem ou de um deixa-pra-lá.


Com o tempo, você deita ao lado e dorme. Não faz mais cafuné, não pega na mão, não abraça, não beija, não faz gentileza, não deixa bilhetinho embaixo do travesseiro, no carro, na mochila, na agenda, na geladeira, no espelho do banheiro. Com o tempo, você deixa de transar e de dizer que ama. Deixa de dar abraço forte e beijo de língua. De ver o sol se pôr. De chamar para olhar uma coisa bonita. De escrever uma carta. De comprar o iogurte preferido dele. De elogiar a cor da blusa dela. De lembrar, no meio da tarde, de mandar uma mensagem no celular. De fazer surpresas bobas. De aparecer quando o outro menos espera. De adivinhar o que o outro pensa. Com o tempo, você esquece coisas importantes. Do começo. Da história. Dos momentos pequenos e bons. Com o tempo, o beijo fica morno. O sexo, quando existe, fica mecânico, automático, sem graça. Fica tudo programado. Com o tempo, acaba a luz da vela, a musiquinha, o clima. Com o tempo, você acaba não reconhecendo mais a pessoa pela qual você se apaixonou. Agora eu pergunto: precisa de tudo isso?


Quem sabe a gente corre contra o tempo? Quando vejo casais de velhinhos se divertindo, andando de mãos dadas, indo ao cinema e saindo para jantar ou dançar, fico feliz. Que coisa bonita essa de conquistar sempre e sempre e sempre. De verdade, acho nobre. O amor é um sentimento tão belo para ficar assim esquecido, jogado, deixado de lado. Cada vez que vejo um senhorzinho olhando para a senhorinha com aquele olhar de poxa-você-é-tudo-o-que-eu-queria, abro um sorriso. E penso que vale, sim, a pena acreditar. Não é mágica, é só cuidado. Bem mais simples do que parece. Mas é preciso querer com o corpo inteiro.


Que sorte a minha, de me dar tanto assim e perceber que o meu tempo só soma.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial