A vizinha do andar de cima

By | 13:10


Imagem: Reprodução.



Adoro salto alto. Acho que toda mulher fica mais elegante, sexy, poderosa e todos os adjetivos bonitos do mundo com um belo sapato, bota ou sandália de salto. É claro que nem todos são confortáveis, mas fazemos tudo em nome da beleza e de pernas mais firmes. Sim, o salto tem seus truques: deixa as pernas mais incríveis. Muitos apertam os dedinhos, machucam, incomodam, mas estamos lá, maravilhosas e sorridentes, no balancê-balancê. Melhor ainda se for sapato novo: compramos e precisamos mostrar para o universo que nossos pezinhos arrumaram um novo pretendente. Algumas paqueras duram muito, outras pouco, depende se o sapato é de festa, se dá pra usar todo dia, se oferece 0,93848474% de conforto. Adoraria usar salto alto mais vezes, antigamente eu ia até na pet shop de salto. Acordava mega cedo, passava aquela chapinha amiga, retocava a progressiva (que inevitavelmente vencia), me maquiava como se fosse para uma festa, pegava um saltão e saía pela vida. Em outras palavras: saía para a faculdade. Andava por tudo, o pé doía e eu nem sentia. Destruía os saltos naqueles paralelepípedos (amo essa palavra, a língua faz um movimento interessante quando a pronunciamos, experimente bem devagar: "paralelepípedo". Pronto, vamos voltar ao texto.). Mas andava.

Depois, comecei a analisar pequenos pontos. É legal se sentir bonita, só não posso ficar escrava da beleza. Isso tudo eu fazia com 24 anos. Este ano faço trinta, muita coisa mudou. Valorizo minhas horas de sono. Tenho que pagar o aluguel, não posso fazer escova progressiva a toda hora (e quer saber? tô amando meu cabelo, nada melhor do que ficar 3 anos inteiros sem colocar nenhuma química, passar tonalizante, tinta, fazer luzes, nada, nada, o cabelo fica um luxo total, faço só hidratação e compro bons cremes e shampoos). Uso pouca maquiagem: pó para tirar o brilho, blush pra dar aquele ar de saúde, corretivo se estou com olheiras, rímel e só. Procuro usar filtro solar todos os dias, demaquilante antes de dormir, tônico de limpeza e Chronos. Sim, Natura, o Chronos me venceu (comecei a usar faz pouco tempo, então ainda não sei se faz efeito mesmo). Cuido mais da minha pele hoje do que com 24 anos. Quanto ao salto, hoje eu gosto do conforto. A gente vai acumulando idade e vai ficando mais seletiva. Antes, conseguia passar a noite acordada, numa festa ou conversando em casa. Hoje, não, pois começa a me dar sono lá por uma da manhã, horário em que sempre durmo. Amo All Star e Melissa. E sei que não deveria citar marcas, afinal, trabalho no mercado da publicidade. Mas cito mesmo assim, não tenho jeito. Amo All Star, é confortável. Adoro Melissa, pena que dá chulé. E gosto de Havaianas. Salto alto eu uso, mas como deixei de usar todo dia meus pés desacostumaram, então em seguidinha dói. Tenho que voltar a me adaptar. É que tem outro problema: caminhar muito de salto é dose. Correr para não perder o ônibus de salto é dose. Entende? Se eu tivesse motorista e massagista diariamente jamais tiraria um belo sapato dos pés.

A minha vizinha adora salto alto. Ela usa em todos os momentos, da manhã até a manhã. Sim, isso mesmo. Acho que ela usa até tomando banho. Sandra, a psiquiatra. Não nos conhecemos ainda, mas sei que ela é psiquiatra e tem um irmão, além, é claro, de amar saltos de todos os tipos, formatos e tamanhos. Sexta-feira, às 5:40, acordei assustada, sobressaltada, apavorada. "Tem gente no apartamento!!". Pulei da cama, quase peguei o taco de beisebol que nem temos. O que é isso? Tlec, tlec, tlec, tlec. Parei um pouco, mandei o nervosismo e a aflição embora e me dei conta: alguém andando de salto no nono andar. 5:40 da manhã. Pode ser alguma secretária executiva que vai acompanhar o chefe numa viagem internacional. Pode ser uma perua, mas não, peruas dormem até tarde. Pode ser uma prostituta, que fez o servicinho pro vizinho do andar de cima, pegou a grana e vai pra casa. Tlec, tlec, tlec. O barulho continuou até às 7 horas da manhã. Será que era a faxineira limpando a casa tão cedo?

Domingo, meia-noite e vinte, tlec, tlec, tlec. A prostituta voltou? A secretária executiva chegou de viagem? A perua vai sair? Fiquei confusa. Na segunda, 23:30, tlec, tlec, tlec. Bom, a pessoa então mora aqui. Mora morado morando. Tudo bem. Segunda de madrugada, mais barulhos, mais tlec, tlec e outros passos firmes, de gente correndo. Será que brincam de pegar pelado? Então, investiguei e descobri: é a Sandra, vizinha de cima, psiquiatra, adoradora de tlec tlec's e que não tem a menor noção de que o vizinho de baixo escuta ela saracoteando pela casa. Os passos firmes eram do irmão, que veio visitá-la no final de semana. Tá bom, vai. Não quis fazer barraco, mas perguntei pro zelador como proceder, pois o barulho me atrapalha na madrugada, afinal, o quarto dela é em cima do meu, ouço os mil barulhos de salto. Tem um tal de livro de reclamações (que coisa bem antiga, hein?) e a outra opção seria a cartinha pro síndico. Eu gosto de resolver com a própria pessoa, mas não conheço Sandra, a psiquiatra. Escrevi uma carta e uma amiga disse "manda uns bombons junto pra ser querida". Tá bom, vai, coloquei junto com a carta uns bombons gostosos. Deixei na portaria ontem à noite. Já sei que Sandra, a psiquiatra, recebeu e leu. Escutei ela voltando da portaria, tlec, tlec, tlec. Depois, não ouvi mais nada.

Espero que a vizinha me entenda. No futuro sei que ela vai me agradecer. Disseram que ela é bem novinha, 24, 25 anos. Com quase trinta ela vai dizer "aquela vizinha quis me alertar que salto em excesso pode provocar o surgimento de joanete". Não contei pra você, fiquei constrangida, mas esse é outro motivo pelo qual não uso tanto salto: tô com um micro, bem micro, joanete. Pequeníssimo, mas ainda assim um joanete. Não conta pra ninguém, por favor.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial