Um novo tempo

By | 09:00

Dois mil e treze está quase encerrando sua participação em nossas vidas. Alguns, muito aliviados, dirão "ainda bem". Outros vão sentir uma pontinha de saudade deste ano pelos mais variados motivos, desde nascimento de filho até uma promoção espetacular no emprego. A verdade é que tudo tem um ciclo e todo ciclo tem o ponto de partida e de chegada.

Há quem diga que um novo ano não muda nada. Que é apenas mais uma etapa, os doze meses que recomeçam, os novos cabelos brancos que brotam na cabeça, mais um punhado de marquinhas no canto dos olhos, a mudança da folha no calendário. Que os anos passam apenas porque precisam passar, porque o tempo passa, porque a vida passa, porque tudo passa. Será?

Eu, que adoro procurar sinais e significados em tudo, adoro anos pares. Sinto um friozinho na barriga quando vejo que o ano é par, como se essa fosse uma garantia de que o ano será muito produtivo. Ora, ora, não sou tola, sei que isso não é atestado de coisa alguma. Mas gosto de manter essa ingenuidade (burrice?). 

É claro que nada de fenomenal acontece só porque o ano mudou. Mas algo dentro da gente muda (não muda?). É como se fosse uma esperança que cresce a cada dia. Uma vontade de fazer tudo dar certo (não é à toa que surgem mil listinhas de resoluções nesta época). É um xeque-mate da vida: faz agora ou agora. A gente se sacode quando termina um ano. É um papo sério com você mesmo: e aí, fez o que precisava ser feito? Adiou para o ano que vem? Senta aqui e vamos resolver essa lenga-lenga já! 

As pessoas, tão sofridas e carentes, precisam de algo para se sentirem vivas. E um novo ano traz isso. Renova a fé, faz com que os sonhos nasçam, cresçam e se reproduzam, faz com que a gente faça um balanço sincero de tudo que aconteceu ao longo dos anos. É um momento de reflexão, de pensar a fundo sobre o significado da vida. Eu sei que devíamos fazer isso mais vezes, mas a partida de um ano e a chegada de outro é um momento bastante propício e convidativo. Além disso, é melhor que essa reflexão aconteça uma vez por ano do que nunca, né? Por isso, desejo que você se renove, se chacoalhe, se encha de esperança, fé e a certeza de que tudo pode dar certo. Só depende de você.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial