Pinóquio-conselheiro

By | 15:47
É fácil dar conselhos. Quer ver? Puxa uma cadeira (ou senta no sofá mesmo) e toma mais um mate. Resolvo a tua vida em 10 minutinhos. Se me deres uma taça de champagne bato meu recorde: acabo com os teus problemas em 3 minutos. É que nem miojo, instantâneo. Não só acabo com os teus problemas, olha só: resolvo a vida do vizinho, de toda a tua família, da tua chefe e da seleção brasileira (a França chegou antes de mim, fui relapsa, perdão, perdão!).

Falando sério, é tri simples resolver a vida do outro. Por quê? Porque não estamos emocionalmente envolvidos. Peraí, eu não sou uma pessoa fria (estou lendo os teus pensamentos!). Claro que não és. Amas tua família, teu amor e teus amigos, certo? És um ser-amante (ser que ama). Quem ama quer o melhor. Quer ver o outro sorrindo. Até aí nos entendemos? Ótimo, mas continuo repetindo: é fácil falar porque não estás emocionalmente envolvido.

A gente ama nossos amores (frase estranha, mas dentro dos "amores" estão incluídas todas as criaturas que nos são importantes) e queremos que eles sejam felizes e que não sofram. Teu amigo está com um problemão. Conselho nele! Queres ajudar, choras junto e enxugas as lágrimas do amigão. Mas a tua vida continua. O mundo continua girando. Tu não perdes o sono. Não deixas de viver. Nem de sair. Nem de ter lazer. Nem de ter prazer. Nem de respirar. Nem de comer.

Somos solidários, gente boa e amigos. Mas continuamos vivendo. Egoísmo? Não. Compartilhamos da vida e das dores dos que queremos bem. Damos conselhos. E ombro. E carinho. E conforto. E só.

Entendeu agora? Não estamos emocionalmente envolvidos. Seguramos a onda, rimos, choramos, mas não estamos VIVENDO o problema. Por isso é facinho dar conselho(s). Quem está de fora enxerga tudo com mais clareza. E de forma mais racional.

Quem disser que pára a vida, que chora em casa, não toma banho, não come e não dorme por causa do problema do vizinho...é um grande mentiroso!

P.S. cuidado pro nariz não crescer, Pinóquio!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial