Coisas que desaprendemos

By | 10:39

Você é pequena e começa a aprender sobre a vida, o amor e seus acompanhantes. Muitas coisas acompanham a vida e o amor, por isso se chamam acompanhantes. Estou explicando como se você ainda não soubesse muito, não que eu saiba tudo. Sei pouco, mas o pouco não me foi útil, então me desfiz, emburreci e decidi aprender novamente, do zero.

A gente precisa voltar atrás e apagar alguns arquivos para que a nossa memória não fique cheia. Não que adiante muito, entenda para sofrer menos com o processo-do-crescimento: a nossa memória sempre será cheia. E de vez em quando ela explodirá. Outras vezes será comida pelos leões. Sempre quis usar essa frase, mas nunca tinha encontrado uma boa deixa. Agora deixei, ela veio e se instalou.


Retroceda e lembre daquela inocência que você tinha no olhar. Mundo doce, sonhos doces, futuro doce. A vida vai tirando o sabor dos dias, o amargo vai tomando conta e quando você percebe o aprendizado surgiu. Você aprendeu a fingir, a omitir, a dizer não quando queria dizer sim, a poupar sorrisos, a economizar abraços, a não falar no megafone as suas fraquezas, medos e fragilidades, eu tenho, você tem, todos nós temos, não é problema algum, mas igual você aprende a utilizar regras, a se ajustar aos padrões, a não entender direito o que se passa dentro da cabeça, do querer, do coração, do saber, do que é na verdade um sentimento, qualquer tipo de sentimento. Parabéns, você aprendeu. Eu devia ter orgulho de você, você devia ter orgulho de você e do punhado de coisas preciosas que você colecionou.




"Além disso, ainda não havia apreendido o grande desencontro das palavras - portanto não poderia comunicar-se de maneira adulta, posto que a maneira-adulta-de-comunicar-se trata-se de um constante dizer o que não se quer, pedir o que se tem e dar o que não se possui."


(Caio Fernando Abreu, do conto "Triângulo Amoroso: variação sobre o tema")



A experiência de uma vida é colocada dentro de uma sacola, ela vai enchendo, enchendo, enchendo e pronto, estão aí as suas memórias. Tudo o que você ganhou, perdeu, conquistou, mudou e passou molda quem hoje você é, além (é claro!) de fazer com que você crie um comportamento específico. Ele é munido de frases inventadas por sabe-se lá quem, mas que você usa muito sabe-se lá como e quando e de que forma. Não ligue no dia seguinte, não responda uma mensagem, não transe no primeiro encontro, se faça de difícil, dê uma dura nele, faça ciúme, não demonstre ciúme, mantenha o ar superior, você é mais você, ele é um cara como outro qualquer.


Ei, preste atenção:o amor surge mesmo quando você se desapega de todo o aprendizado. É preciso ficar livre de conceitos, pré-conceitos, preconceitos. O amor é um pouco tímido, demora para se sentir confortável, por isso dizem que ele chega com o tempo e a convivência. Não existe uma lei, amor não é matemática e não vive só de química. O seu melhor amigo gay não sabe de tudo, a sua amiga não vive dentro de você para saber quais são os seus reais sentimentos. E se você entrar na onda do jogo o suposto amor nunca saberá ao certo quem é você. Pra amar tem que se mostrar. E pra aprender o que é o amor é preciso jogar todo o conhecimento antes obtido no primeiro cestinho de lixo que você enxergar.






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial