Os olhos do outro

By | 10:35

Conhece algo mais cansativo do que gente que só reclama da vida? Reconheço que nem sempre é fácil dar gargalhada dos problemas, sejam eles internos ou externos. Todo mundo tem um (uns?) dia ruim, mas se isso acontece com freqüência acaba se transformando em Síndrome da Reclamação Diária. Se você é um desses, por favor, tranque-se em casa e só saia quando um sorriso aparecer no seu rosto, ou melhor, na alma, pois sorrisos são fáceis de forjar. Por isso eu adoro olhos, olhares nunca são comprados no Paraguai, eles refletem tudo o que vai lá dentro. Já a boca pode muito bem estar escancarada, mostrando todos os dentes, se exibindo para quem passa, esbanjando simpatia, ela sabe mentir (assim como as palavras elas têm um lado gato, uma nuance traiçoeira). Uma pessoa pode te mentir com palavras e sorrisos, mas ela nunca conseguirá forçar um olhar puro, por mais que tenha feito a Oficina de Atores da Globo.


Vezenquando acordo ácida, por isso me recolho, falo pouco, penso muito, falo sozinha, penso com as paredes. Fico quieta, as reclamações são para mim mesma. Vezensempre reclamo de brincadeira, aliás, ninguém me trata com seriedade. Tenho um jeito de falar temperado com humor, então, por mais sério que seja o meu problema, por mais que seja um problemão quem me rodeia acha que estou de zoeira. A vida tem que ser leve, por isso tento não exagerar na seriedade, em compensação coloco sempre muito drama. E não é um drama-chororô, é um drama-gracioso, aquele drama-que-não-dá-certo-nem-no-SBT.


Reconheça, em primeiro lugar, que o mundo não tem culpa dos seus problemas. Esses dias li um texto de uma menina que reclamava dos homens, que eles eram otários. Digo pra você que as mulheres também são otárias. Não importa o sexo, há gente otária por todos os cantos do mundo. Insisto em afirmar que o outro irá te tratar da forma como você se trata. Se a sua auto-estima é baixa ou se você está tão cega e desesperada a ponto de acreditar em um par de mentiras, me desculpe, mas você merece um caminhão de homens otários. Quando um homem ou uma mulher querem, eles fazem. Não acho que homens e mulheres são diferentes em matéria de relacionamento, sabe por quê? Antes de serem homens e mulheres eles são pessoas, seres humanos, possuem emoções, desejos, vontades. Ninguém quer ser sozinho, pelo menos todas as pessoas que eu conheço querem ter um alguém pra dividir a vida, as conquistas, as angústias. Você pode ter muitos amigos, colos e cafunés, mas nada substitui o amor de quem a gente ama. Acho meio impossível sair amando, o amor chega de mansinho, aparece com o tempo, depois de você conhecer uma parte do avesso do outro. Não gosto de divisões: homem é isso, mulher é aquilo. Existem alguns comportamentos que são bem específicos, mas não diga que homem não liga, homem some, homem foge, homem tem medo. Mulher também morre de medo, mulher quando não gosta de um cara pisa em cima dele, não atende, não procura, é fria, é indiferente e se o cara continua insistindo a mulher nunca mais atende as ligações dele. Percebe as semelhanças?


Já conheci homens que se apaixonaram e não se apaixonaram por mim. É natural, normal, a liga existe ou não, o que não dá é pra forçar uma sintonia. Me apaixonei por alguns que se apaixonaram e, você sabe que acontece nas melhores famílias, também me apaixonei por alguns que não se apaixonaram. Existe um ponto fundamental na paixonite toda: o que fazer quando alguém não se apaixona? É impossível forçar um sentimento, acho inclusive que é desumano. Se vocês se apaixonaram, simples, vivam e paguem pra ver. Se pra um dos dois não rolou aquela emoção, caia fora. Não tem porque pagar uma coisa que você nunca verá. Saia de cena, com elegância e graça, mas saia. Tem gente que, por esporte, falta de noção da realidade ou apenas pra se sentir menos pior vivendo neste mundo, gosta de fazer o outro se apaixonar, se diverte contando mentiras de amor, deixa o outro de reserva "pra quando não tiver mais ninguém interessante". Fuja, apenas. A gente sabe, a gente sempre sabe.


Se você curte um cara e ele te liga pra sair você sai, certo? Tem mulher que gosta de fazer joguinho, testa o sujeito, diz que não quer e só aceita no próximo convite. Entenda que o próximo convite pode não surgir, sou a favor do não-jogo, da vontade-do-momento. Tá a fim? Saia. Quer beijar? Beija. Quer transar? Transe. Não fique pensando no que o cara irá achar, pois se ele for legal e quiser te conhecer ele verá que não é um beijo apressado ou um sexo adiantado que vai determinar a sua personalidade. Se um cara gostar de você ele irá mostrar de diversas formas. Primeiro, um cara que te quer te respeita. Ele não te deixa angustiada esperando uma ligação, ele não te liga bem tarde da noite. Ele liga cedo pra marcar um encontro, não é nada em cima da hora que soa ninguém-mais-topou-o-meu-convite, te trata com gentileza, olha no olho, é educado. Se ele realmente se envolver fará questão de desfilar com você na frente dos amigos, da família, do porteiro do prédio. Tem sujeitinho metido a conquistador que fala aquele bando de baboseira que todas as mulheres conhecem de trás para frente. A gente só se engana quando quer. As pessoas nos mostram o tempo inteiro quem são. De vez em quando é você que fecha os olhos pra não ver, é mais cômodo.


Zebra, existe a zebra. Às vezes dá errado e a culpa não é de ninguém. Pra saber só tentando. O foco aqui é: se você tenta e não obtém resultado pare de tentar. Migalhas não são bem-vindas. "Estou largando a minha mulher". Largue e depois apareça, simples assim. "Estou cheio de trabalho". No meio do cafezinho ou da ida ao banheiro dá pra mandar uma mensagem no celular ou ligar pra um oi-estou-com-saudade-da-sua-voz. "Homem tem medo de compromisso". Não, não e não! Se ele está apaixonado pertence ao Clube dos Sem Medo. Ele irá demonstrar os sentimentos de forma clara, o que pode acontecer é ele se abrir com você falando dos medos, então vocês dois, juntos, colocam eles pra correr. Se um homem gosta de uma mulher e vice-versa o que eles querem é viver os efeitos que o gostar causa. Por mais que um ou outro tenham dificuldade em demonstrar sentimentos, eles acabam escapulindo por entre olhares e gestos. Por que digo isso? Simples (tudo é muito simples), todos nós trazemos uma bagagem afetiva. Ela determina os nossos futuros comportamentos, mas da mesma forma que uma pessoa difere da outra, uma história é sempre uma nova história. Se alguém te gosta o olhar entrega. Mas se você prefere não ver consegue inventar mil desculpas para si mesma e para ele. Pare de reclamar dos homens e da próxima vez não escute as suas amigas ou o que ele diz. Olhe nos olhos dele e escute o seu próprio coração. Ele nunca erra.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial