Pequena homenagem

By | 18:14



No ano passado escrevi um texto - que deu o que falar - para um site, falando do Dia da Mulher. Dia da Mulher, assim como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia de Não Sei Mais Quem começa em letra Maiúscula. Sim, nós mulheres merecemos destaque, assim como os homens, os enamorados, pais, mães e tiururús. O texto foi polêmico porque questionei a data, ora bolas, Dia da Mulher??? Sexo frágil, sutiã queimado, revolução, feministas, liberdade, igualdade, blá, blá, blá's chatérrimos e sem propósito. Mulher merece ser bem tratada todos os dias, merece ganhar o mesmo salário que os homens, merece ter coragem e estômago para exterminar bichos melequentos, merece poder ficar o tempo que quiser de venda nos olhos e tampão nos ouvidos, pra não ver o que a mídia faz e diz e espalha por aí. Mulheres merecem um banho quente no fim do dia, algum chamego, alegria, risada, delicadeza e sossego, como qualquer mortal. Mulheres merecem a diversão, leveza e respeito, assim como os homens. Não existe isso de mulher é tudo igual e os homens são todos iguais, o que existe é o ser humano, que é diferente, sempre.

Afirmei, no texto, que já que existe o Dia da Mulher deveria existir o Dia do Homem, afinal, eles entendem os nossos lados, nos amam, respeitam, auxiliam e fazem o contraponto. Porque tudo precisa de equilíbrio. Não posso dizer que todos os homens são iguais, diz a lenda que eles não reparam em corte de cabelo, não entendem a diferença entre estria e celulite, não compreendem tpm, não nos ouvem, não têm paciência pra esperar a gente terminar de se arrumar, não conseguem estacionar com o som muito alto. Não concordo, pelo menos o meu não é assim: ele nota quando eu corto o cabelo e mudo a cor do esmalte. Sabe o que é celulite, mas finge que eu não tenho nenhuma, o que é bonito e delicado, partindo do princípio que há uma enxurrada de ignorantes por aí dando sopa. Entende a minha tpm e se faz de surdo para as minhas provocações. Finge que não estou agressiva, emotiva, inchada e reclamona. Me abraça e diz que tudo vai ficar bem, o que é lindo. Me ouve incansavelmente, até mesmo quando me repito. Tem paciência pra esperar qualquer coisa, me espera quando eu já desisti até de me procurar. Por isso eu desejo um feliz dia pra ele, um feliz todos os dias. E, de quebra, ele estaciona rapidinho e com o som no último volume. Meu ninja barbudo.

Me dá coceira quando eu ouço sobre a igualdade entre os sexos. Vamos combinar, homens e mulheres são diferentes. Buscam a mesma coisa, afinal, são humanos, o ser humano busca, busca, busca (...). Mas são diferentes, portanto existe a igualdade entre humanos. Homem é mais prático, mulher é mais emotiva. A diferença começa aí e esse começo, acredite, diz tudo, é enorme, é a essência da diferença, a base, a chave. Profissão: acho que tudo que um homem faz uma mulher pode fazer (menos xixi em pé), pois não é uma questão de sexo, e sim inteligência, habilidade, talento. Fico nervosa quando alguém diz que mulher tem que lavar louça enquanto o homem fica sentado no sofá com os pés em cima da mesa arrotando cerveja tudojuntoassimmesmo. Me dá ânsia. Os trabalhos domésticos precisam ser divididos, assim como os diversos papéis que desempenhamos na vida. É legal ter uma vida em conjunto, mas é necessário manter a privacidade, a liberdade, o encontrinho com os amigos de vez em quando. Por que dizem que homem apronta quando encontra os amigos? Eles não vão necessariamente no futebol e no puteiro, eles podem ir num barzinho, tomar uma coisinha, jogar conversa fora e ponto. A gente encontra o Grupo do Tricô, bebe, fala asneira e volta pra casa, não é? Tudo depende do caráter, não do sexo. O rótulo de que homem é safado e mulher é sexo frágil já passou do ponto. As mulheres e os homens podem ser fortes, mulheres e homens podem trair e fazer safadeza, mulheres e homens podem se importar, chorar, são gente!

Todo esse bafafá em torno da mulher não é fácil. Acho que a mulherada sofre mais do que os homens, aguentar a dor de depilação não é pra qualquer um, fora isso tem uma coisa que é universal: homem com cabelo branco é sexy e charmoso, mulher com cabelo branco é desleixada e não se cuida. Homem com rugas e marcas de expressão é atraente, mulher com rugas e marcas de expressão, epa, como ela ainda não fez um botox ou fio russo? Homem com barriguinha é aceitável, culpa da cervejinha, tudo bem, barriga dá aquele ar de homem bem sucedido, terno, gravata, camisa e barriga. Aposto que se for velho e barrigudo e estiver com uma mulheraça os preconceituosos, me incluo nessa, dirão: ih, ela tá com o velho pela grana, deve ser broxa e tudo mais! Se a mulher for barriguda, nossa, que baranga, volta pro mar, baleia, como tem coragem de colocar maiô na praia? Ainda bem que não usou biquíni, mas nem de maiô essa tá podendo! E se a mulher estiver com um garotão pra lá de gostoso, os maldosos, no qual me incluo, dirão: a velha é cheia da grana e de guampas! Ou então paga o michezinho! É, humanos linguarudos! No quesito beleza as mulheres sofrem mais, estão expostas e são bombardeadas por revistas, programas na televisão, outdoors e tudo mais: modelos lindas, com cabelos lindos, corpos lindos. Ou modelos não lindas (o que é bem comum), com cabelos bonitos porque o cabeleireiro acabou de colocar a escova ali (o que é bem comum) e magras, o que faz toda a diferença. Em mulher fiapo qualquer roupa fica bonita e elegante, já percebeu? Quem tem uma bunda mais saliente ou peitolas mais em evidência já sofre um bocadinho. As sequinhas podem sair de qualquer jeito na rua que tá mega lindo. Mulher fica com calo no pé por causa do salto, machuca o dedinho por causa da sandália, tudo em prol da beleza. O sapato era lindo e apertava, mas era lindo, então a gente deleta o "apertava". Homem preza o conforto, olha aí a praticidade deles em ação. E nós, emocionais como sempre, "ai, é tão lindo, dói mas é lindo".

A mulher só vai ser igual quando entender que vai ser pra sempre diferente. Ou quando aceitar e parar de colocar quilômetros de distância nessa diferença. Parabéns aos homens, mais uma vez. Sei que deve ser bem difícil ser vocês.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial