Sobre as mentiras, verdades e achismos

By | 10:14




Não adianta, tem coisa que nunca vou entender. Não sei bem se é uma coisa só minha ou se você também compartilha deste pensamento: gosto da verdade. Sei que muitas vezes ela não é legal nem atraente, mas prefiro, mesmo que machuque. É claro que se sua amiga pergunta se a calça ficou boa e você achou que ela ficou uma porca gorda sem noção você não vai dizer isso com todas as letras, né? Pode optar por um acho-que-não-ficou-muito-bem-experimenta-outra. Simples. Você falou a verdade, mas com jeitinho. O problema não é dizer a verdade, o problema é a falta de jeito. Qualquer verdade dita com jeito é muito melhor do que uma mentira que sai na hora, automática, mascarada.

Tem muita mulher que mente para o marido. Esconde as sacolas. Mente o preço das roupas. Não conta as coisas. Fica desconfiada e investiga o cara. Acho uma babaquice geral. Primeiro, se a mulher trabalha ela compra o que quiser, não precisa fazer toda uma Operação Esconde Roupa Nova. Segundo, se é o cara que paga ele vai ver quando chegar a fatura do cartão. É tão simples. E as pessoas são tão bobas. Olha, isso é mais frequente do que você imagina, acontece a toda hora, com gente nova e velha. Sobre investigar, não consigo. Sou muito impulsiva, não consigo me guardar, guardar as coisas. Se estou com ciúme ou desconfiada, pergunto logo. Muitas vezes até encho o saco, mas prefiro ser assim do que ficar remoendo. Se a gente deixar, nosso pensamento trabalha demais, é melhor evitar pensamentos tolos e perguntar tudo. Não acho o ciúme uma coisa boa, mas também não é uma coisa ruim. Tudo em excesso faz mal, com o ciúme é a mesma coisa. Ele precisa ter limite, mas tem que existir pelo menos um pouco. Sim, eu acho que um relacionamento precisa ter uma porcentagem, ainda que mínima, de ciúme. O ciúme é um pouco de insegurança, é aquele medo de perder a pessoa amada.

Tem homem que mente para a mulher. Fulaninho, tava olhando para a Fulana? Não, tava olhando para sei lá onde. Tava vendo o cara de bicicleta passando. Tava blablabla. Olha, se tava olhando fala. Não tem nada de mais falar que alguém é bonito. Volta e meia eu digo "olha lá que pessoa bonita". Acho besta as pessoas ficarem disfarçando ou mentindo. Se tava olhando assume. A mesma coisa quando a gente pergunta algo. Diz a verdade, não mente. Por menor que seja a mentira, quando é dita, é uma mentira. E mentiras abrem espaços para que a gente pense o que quiser. Ah, se ele mentiu é porque tem motivo. Se mentiu é porque é alguma coisa. Se mentiu tá aprontando. Se mentiu tá me traindo. Quando o cara mente a gente sempre acha que tá traindo ou flertando (que pra mim também é traição). E eu penso assim: quer trair? Tá com vontade de beijar outra pessoa? Comer outra pessoa? Flertar com outra pessoa? Cai fora. Ninguém é bobo. Cai fora, diz com todas as letras olha-não-dá-mais. Sei que é normal vez ou outra os relacionamentos balançarem. É natural surgirem outras pessoas na sua frente. A grande questão é: o que você vai fazer com isso? Você pode dar em cima do novo colega porque ele é gostoso. Você pode ficar de papinho com aquela menina que nunca viu no MSN porque ela tem peitão. Poder, pode. Mas você não vai estar sendo honesto. Flerte também é traição. Tudo vai até onde a gente deixa. Não entendo porque as pessoas precisam tanto do flerte. É para se sentirem amadas? É para se sentirem desejadas? É porque a rotina tá chata? É porque vocês andam brigando em casa? Olha, senta e resolve. Flertar só vai aliviar o seu pensamento por alguns minutos, mas vai doer (se você tiver um pingo de decência) na sua consciência depois. Pode apostar. Pior ainda é se descobrirem o seu flerte. Você pode colocar tudo a perder.

Já ouvi mulheres dizendo que todos os homens são sacanas e que se você procurar bem sempre vai encontrar alguma coisa. Não concordo. Acho que não é uma característica feminina ou masculina, acho que é uma coisa humana. Alguns seres humanos traem, outros não. E eles podem ser homens ou mulheres. Tem mulher que se conforma em ser bem tratada. "Não me importo com o que ele faz da porta da rua pra fora, só me importo com o jeito que ele me trata." Como assim? Então se ele te trata bem você não se importa se é chifruda ou se ele tá jogando charme para quem quer que seja? Eu me importo, sim. Acho que esse pensamento é coisa do tempo da minha avó. As mulheres se conformavam com o que os homens davam. Eles sustentavam a casa, ficavam com as mulheres quando queriam e quando enchiam o saco iam para a zona ou para a casa das amantes. Depois voltavam como se nada tivesse acontecido. E elas fingiam que estava tudo bem, que não tinha acontecido nada. Que amor é esse?

Sei que muitas vezes as pessoas mentem achando que a mentira vai aliviar problemas. Ou então que a mentirinha vai evitar confrontos. O problema é que se ela é descoberta o problema fica maior. O confronto vira guerra. E isso é muito ruim. Muitas vezes a mentira parece ser o caminho mais fácil, mas entenda: ela sempre vai ser o caminho mais complicado, o que traz sofrimento. E esses sofrimentos muitas vezes são imaginários. A pessoa que foi lesada pela mentira fica pensando, imaginando, criando situações muitas vezes irreais, tudo culpa da falta de verdade. Acredite: mesmo a mais tola das mentiras pode gerar uma confusão e um desperdício de energia enormes.

Se eu acho que alguma coisa é mentira vou querer descobrir. Não por falta de confiança no que a pessoa disse, mas porque a gente tem um sexto sentido que grita. Tem coisa que tá na cara que é mentira. E não gosto de ser enganada. Você gosta?



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial